terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"MENINO ESPANHOL DE 6 ANOS É EXPULSO DE RESTAURANTE PAULISTA"


Polícia investigará se menino espanhol sofreu racismo em SP
03 de janeiro de 2012  atualizado às 16h00


A Polícia Militar anunciou nesta terça-feira que vai investigar se o menino espanhol de 6 anos foi vítima de racismo em um restaurante da capital paulista. Ele foi expulso do local ao ser confundido com um menino de rua.
"Será aberta uma investigação para verificar se ocorreu uma coação ilegal, mas também tentaremos estabelecer se o caso pode ser enquadrado na lei de discriminação por raça ou cor", disse à Agência Efe o delegado Marcio de Castro Nilsson, da 36º Delegacia Policial Civil (Perdizes), o responsável pela investigação.
O fato ocorreu na última sexta-feira em uma pizzaria de São Paulo e foi denunciado no mesmo dia pela mãe do menino, uma turista espanhola de 42 anos, identificada apenas como Cristina. Ao lado de sua família, Cristina desembarcou no Brasil em meados de dezembro para passar as férias de fim de ano.
Segundo o casal espanhol, que retornou nesta segunda-feira para Barcelona, o filho, adotado na Etiópia há dois anos, foi expulso do restaurante Nonno Paulo, localizado no bairro de Vila Marina, por um empregado que teria se identificado como gerente. De acordo com a denúncia, a criança negra teria sido confundido com um menino de rua e levado pelo braço até a porta do estabelecimento.
Cristina assegurou que seu filho, que não fala português, estava sozinho na mesa, enquanto ela e o marido se serviam. Como não conseguiu esclarecer a situação ao empregado do restaurante, o menino acabou sendo expulso do local. Após repararem que o filho não estava mais na mesa, os pais saíram do local e foram encontrar o menino, que estava quase uma rua depois da pizzaria, chorando e muito assustado.
Os responsáveis do restaurante asseguraram que o garoto foi confundido com um dos meninos de rua que habitualmente entram no estabelecimento para pedir esmolas. No entanto, a pizzaria alega que ninguém tocou no menino e que ele mesmo teria se levantado da mesa e saído do restaurante ao ser perguntado por seus pais.
"Até agora não escutei ninguém do restaurante. Mas, quero saber o que ocorreu, como trataram a criança, e quem estava no local nesse momento", disse Nilsson. "Minha tese é que, pela situação relatada, pelo menos uma coação ilegal ocorreu e talvez tenha ocorrido o crime de racismo, já que o menino negro foi expulso do estabelecimento aparentemente por suas características físicas", acrescentou.
A legislação brasileira prevê penas de até quatro anos de prisão para quem cometer crime de racismo.

Terra.




Postado por;





***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário