segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"PETROBRAS TERÁ GRAÇA FOSTER COMO PRESIDENTE A PEDIDO DO MINISTRO MANTEGA"


Petrobrás confirma indicação de Graça Foster para a presidência.




Petrobrás confirma indicação de Graça Foster para a presidência
Petrobrás confirma a indicação de Graça Foster para presidir a estatal


A Petrobrás, maior empresa brasileira, divulgou comunicado nesta segunda-feira, 23, informando que o presidente do conselho de administração da estatal, o ministro Guido Mantega, já confirmou a indicação da atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para a presidência da companhia. A proposta deve ser apreciada na próxima reunião de conselho, que será realizada em 9 de fevereiro. Ela substituiria José Sergio Gabrielli.
A principal razão para o executivo deixar a estatal seria sua disposição de concorrer ao governo da Bahia em 2014. O plano do PT, estimulado pelo ex-presidente Lula, segundo fontes, é de que Gabrielli assuma uma secretaria no Estado ainda neste ano.
A opção por Maria das Graças para o cargo não surpreende. Além de amiga da presidente Dilma Rousseff, a executiva tem um perfil técnico. Seu nome chegou a ser cotado para assumir um ministério no início do governo Dilma. Conhecida por ser dura nas negociações, ela entrou na Petrobrás como estagiária em 1978 e chegou a ser uma das primeiras mulheres a trabalhar 'embarcada' nas plataformas de petróleo em alto-mar.
As especulações sobre a saída de Gabrielli e a ascensão de Maria das Graças começaram no ano passado. Em dezembro, durante um café da manhã com jornalistas, o presidente da estatal chegou a negar que seria candidato a Prefeitura de Salvador nas eleições deste ano.
Indicado pelo então presidente Lula, Gabrielli entrou na Petrobrás em 2003 como diretor financeiro. Na época, sua nomeação causou desconfiança no mercado, que considerava seu perfil acadêmico demais para o cargo.
Em dois anos, virou o jogo com os investidores e conquistou prêmios internacionais, como do jornal New York Times. Quando assumiu a presidência da empresa, em 2005, o cenário já era bem mais favorável para o executivo.
Mas, segundo fontes, Gabrielli vem pautando seu trabalho na estatal como um trampolim para uma carreira política. Desde meados do ano passado, o executivo passou a ter uma agenda de candidato na Bahia, participando de várias reuniões com políticos locais e assistindo a cerimônias cívicas.
Tradicional festejo de meio de ano em todo o Brasil, o São João teve patrocínio da Petrobrás em 169 municípios no Nordeste - 142 só na Bahia. A ajuda financeira em seis Estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) foi de R$ 10,6 milhões, dos quais R$ 8,5 milhões destinados à Bahia.


Postado por;






***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário