quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"LULA DE METALÚRGICO À PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE VIRA CABO ELEITORAL DE CANDIDATO A PREFEITO DE SP"


PT leva disputa paulista ao 

Planalto e Lula atua como cabo eleitoral de Haddad.





PT leva disputa em SP ao Planalto; Lula atua como cabo eleitoral
PT leva disputa paulista ao Planalto; Lula vira cabo eleitoral de Haddad 



Para não deixar dúvidas quanto à disposição do PT de eleger Fernando Haddad e derrotar o PSDB na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o Palácio do Planalto transformou uma cerimônia de troca de ministros normalmente burocrática numa avant-première da campanha eleitoral, antecipando o papel dos protagonistas da disputa: a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Convidado por Dilma para a solenidade de despedida de Haddad do Ministério da Educação, o ex-presidente saiu de uma sessão de radioterapia para combater um câncer na laringe e desembarcou ontem em Brasília. Foi recebido aos gritos de 'olê, olê, olê, olá, Lula, Lula' e, mesmo sem discursar, mostrou que dará o tom da disputa.
A presença de Lula na cerimônia evidenciou a disposição do Planalto e do PT de usar o principal cabo eleitoral do partido na campanha pela sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), para a qual o comando petista quer dar contornos nacionais. Embora a substituição de Haddad seja a oitava mudança ocorrida no primeiro escalão do governo Dilma, foi a única que contou com a presença do ex-presidente.
Sentada ao lado de Lula, Dilma chamou Haddad de 'grande ministro', defendeu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das críticas de adversários e elogiou a capacidade de gestão do pré-candidato do PT, que nunca disputou uma eleição.
'Nenhum de nós é soberbo de achar que um projeto que se faz nasce perfeito. Precisa do teste da realidade, da tentativa e erro', disse a presidente, numa referência ao Enem. 'Agora, (...) para um processo que abrange milhões de pessoas, é inevitável que, nos primeiros tempos, haja alguns desvios. E os desvios nós temos a humildade de reconhecer e de corrigir. Quem não é capaz de fazer isso, não faz boa gestão e quero reconhecer que o Fernando é capaz de fazer isso.'
Emocionado, Haddad negou que a concorrida e longa cerimônia tenha servido como palanque para sua campanha. 'O presidente Lula é muito querido e o momento ainda não é esse. É uma honra ele ter prestigiado a posse dos novos ministros', comentou ele, tentando descaracterizar a estratégia montada pelo Planalto.
Marta. O pré-candidato do PT minimizou a ausência da senadora Marta Suplicy (PT-SP) na cerimônia. Marta foi pressionada por Lula e Dilma a desistir da candidatura em favor de Haddad e não esconde ter ficado frustrada. 'É uma ilusão imaginar que a Marta estará ausente da campanha. Quem a conhece sabe que, no devido momento, ela vai mergulhar de cabeça. É uma pessoa que sabe da importância do nosso projeto de reconquistar a Prefeitura, inclusive para resgatar bandeiras caras à sua administração', disse o ex-ministro.
A assessoria da senadora, em São Paulo, afirmou que ela 'estava descansando'. No gabinete, porém, a informação era de que Marta teria reservado passagem para Brasília, mas não compareceu à despedida de Haddad porque o horário da cerimônia mudou da manhã para a tarde.
Ao contrário de Marta, o PMDB prestigiou Haddad. Estavam lá o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado, José Sarney. O PMDB lançou o deputado Gabriel Chalita como candidato à Prefeitura.
Apesar do tratamento vip, Dilma trocou, mais uma vez, o nome do petista e o chamou de Paulo Haddad.

Raddad, com certeza será o candidato que terá o melhor cabo eleitoral em sua campanha para prefeito agora em 2012. Nesse caso ele já sai na frente de qualquer candidato e partido político, contudo é preciso entender que por ter o melhor cabo eleitoral não significa vitória certa. Seu cabo eleitoral é nada menos que o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula!

Escrito por;







***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário