quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"LULA PASSA POR SEGUNDA FASE DE RADIOTERAPIA"


Lula passa por 2ª sessão de radioterapia em São Paulo
05 de janeiro de 2012  11h49


De acordo com o boletim médico de ontem, o ex-presidente passou por ’tratamento combinado de radio e quimioterapia de maneira ambulatorial’. Foto: Ricardo Stuckert/Institutot Cidadania/Divulgação
De acordo com o boletim médico de ontem, o ex-presidente passou por 
’tratamento combinado de radio e quimioterapia de maneira ambulatorial’
Foto: Ricardo Stuckert/Institutot Cidadania/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, por volta das 10h30 desta quinta-feira, ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar a segunda sessão de radioterapia. Esta é a segunda fase do tratamento que Lula realiza desde outubro do ano passado contra um câncer de laringe.
Lula chegou sozinho ao hospital, onde deve permanecer até as 13h. Ontem, após a primeira sessão de radioterapia, um boletim médico foi divulgado explicando que o ex-presidente passou por "tratamento combinado de radio e quimioterapia de maneira ambulatorial". Segundo Paulo Okamoto, presidente do Instituto Cidadania, organização não-governamental criada por Lula, o ex-presidente "reagiu bem ao tratamento e tudo correu dentro da normalidade prevista pelo médicos".
Ainda conforme Okamoto, o ex-presidente recebeu a visita do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSB). Depois, assistiu à partida Corinthians x Santos (PB), válida pela Copa São Paulo. O time de Lula aplicou uma goleada de 9x0. "O presidente está bem, almoçou e viu o jogo como ele gosta de ver. Começou o tratamento com o pé direito. Ele está se alimentando normalmente".
Desde o início do tratamento, Lula passou por três sessões de quimioterapia. Agora, ele deverá voltar ao hospital durante as próximas seis ou sete semanas para se submeter à radioterapia, em um total de 30 a 35 sessões. Okamoto não descartou a possibilidade de alugar um flat na região durante o tratamento. "Inicialmente, ele virá (de São Bernardo do Campo, a 33 km de São Paulo) todos os dias. Estamos pensando em outras alternativas, caso o trânsito fique muito ruim. Por enquanto, está tranquilo."
Além da radioterapia, o ex-presidente fez uma consulta com fonoaudiólogo e deverá passar por nutricionista. Nesse tratamento, o paciente recebe a radiação sobre o local do tumor e áreas próximas. A radiação age também sobre tecidos e órgãos que estiverem no trajeto do feixe de radiação. O objetivo é eliminar os resíduos do tumor que, ao ser diagnosticado, tinha 3 cm.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Terra


Postado por;


***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário