quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, PASSA FÉRIAS EM CUBA, DE TÃO PREOCUPADO COM A SECA"


RS: com Estado em emergência, governador passa férias em Cuba
11 de janeiro de 2012  16h52  atualizado às 17h15


Seca na linha Gramado, interior de Liberato Salzano, a 150Km de Passo Fundo, atingiu açudes, deixando impróprias as águas para o consumo pelo gado .... Foto: Vagner Guarezi/Agência Freelancer/Especial para Terra
Seca na linha Gramado, interior de Liberato Salzano, a 150Km de Passo Fundo, atingiu açudes, deixando impróprias as águas para o consumo pelo gado devido aos peixes mortos
Foto: Vagner Guarezi/Agência Freelancer/Especial para Terra


O Rio Grande do Sul enfrenta uma forte estiagem que já fez com que 166 cidades decretassem estado de emergência. Desde o começo do mês, o governador Tarso Genro tira férias em Cuba com a família e só deve retornar na sexta-feira, quando o governo federal anunciará, em Porto Alegre, um conjunto de medidas de combate à seca.
Enquanto isso, o vice-governador, Beto Grill, divulgou nesta quarta-feira que uma comitiva de secretários foi enviada a Brasília para agilizar a liberação de R$ 18 milhões para as cidades atingidas. Grill disse que Tarso deve visitar no sábado a região do Alto da Serra do Botucaraí para vistoriar as áreas afetadas pela seca. O vice-governador disse que, mesmo de férias, o governador mantém contato com a capital gaúcha para saber as ações adotadas no combate à estiagem.
Na manhã de hoje, antes de embarcar para o Uruguai, onde lidera uma comitiva em busca de acordos comerciais e debate sobre questões bilaterais, Grill transmitiu o cargo para o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.
De acordo com o governo gaúcho, Villaverde assume a função, pela primeira vez, até sexta-feira, quando Tarso retorna. Até lá, dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado para amenizar os efeitos da estiagem. Em sua agenda, terá reuniões para se informar sobre a situação da seca e sobre as ações tomadas pelo governo.
"Tenho clara a importância deste período que vive o Estado, principalmente nesta delicada situação de seca e estiagem. Vou acompanhar as medidas da presidente Dilma que estamos prevendo para o dia de hoje, e dar todo o apoio aos nossos secretários que estão em Brasília em busca de recursos", disse Villaverde ao assumir o Executivo na manhã de hoje.
Em Cuba, Tarso aproveitou a oportunidade para se encontrar com autoridades. Na segunda foi recebido pelo ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Diaz, para uma conversa sobre intercâmbio comercial e cultural. Durante a reunião, o ministro cubano manifestou sua disposição em fornecer tecnologia e compartilhar a experiência cubana no enfrentamento a catástrofes naturais. A notícia foi divulgada no site do governo gaúcho com foto tirada pelo neto do governador, Fernando Genro Robaina.
O governador Tarso Genro 'PT' está tão preocupado com a atual situação de seu estado, que decidiu tirar férias e ir para Cuba, assim ele estará distante dos problemas que afligem seu estado.


Escrito por;







***FRANCIS DE MELLO***



Nenhum comentário:

Postar um comentário