sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"O QUE REALMENTE SIGNIFICA O NATAL EM NOSSOS CORAÇÕES"?



O GRANDE SIGNIFICADO DO NATAL!







A antiga revista Manchete, há muitas 
décadas, costumava publicar traduções 
semanais das colunas do jornalista-humorista 
Art Buchwald. Alguns anos 
atrás uma destas colunas foi intitulada: 
“Deve-se permitir, às igrejas, 
abrirem no dia do Natal?” Nela o autor 
descrevia um evento fictício no 
qual “um grupo de cidadãos se organizou 
para protestar a maneira como 
certas igrejas estão tentando transformar 
o Natal em um feriado religioso!”

O porta-voz do grupo, inventado, presta então as seguintes declarações ao Art Buchwald, na suposta entrevista: — "Bastante dinheiro, tempo e propaganda foram colocados na preparação do Natal, para deixarmos que uma pequena minoria estrague o evento usando este dia para ir à igreja. Não somos contra igrejas,” diz o personagem fictício, “mas somos terminantemente contra estas igrejas permanecerem abertas no dia dedicado ao nosso faturamento...” 



Apesar da crônica estar carregada de humor, é triste verificarmos a aproximação da história narrada com a nossa realidade. O Natal tem sido distorcido e seu verdadeiro espírito esquecido. Suas bases e origens foram relegadas a um segundo plano. 

Anos atrás a revista Time publicou um artigo mostrando a diferença de ênfases na celebração de Natal existente entre os dias atuais e a prática de algumas décadas passadas. Diz a revista que antigamente se pensava, nesta época, no relacionamento do homem para com Deus ; enquanto que agora, pensa-se em termos do relacionamento do homem para com os outros homens . O ponto focal da história de Natal foi esquecido e este fato é refletido nas decorações e “slogans” natalinos da atualidade. Que melhor exemplo para isto do que os cartões que dizem apenas: “Boas Festas!” 

Em Gálatas 4.4,5 nós lemos: “Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para reunir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”. Este é o propósito real do Natal. As canções, a mercantilização e mesmo o sentimentalismo fora de Cristo, que são sinônimos desta estação, tendem a obscurecer o significado real deste dia. 

O Natal é mais do que um tributo à infância ou às mães; é mais do que um curto espasmo de generosidade e de bondade; é mais do que um incentivo ao comércio e ao lucro; não é meramente uma ocasião para comidas e bebidas, festas e alegrias vazias. É possível nos envolvermos tanto com o papel, os invólucros, as fitas e os cordões, que chegamos a perder o presente real. 

Deus, mandando o Seu Filho para redimir aqueles que estão sob a maldição do pecado — este é o verdadeiro milagre e o verdadeiro presente de Natal! Este é o verdadeiro espírito do Natal! 

A Bíblia nos diz que o Natal é muito mais do que um congraçamento entre os “homens de boa vontade”, pois é, na realidade, “boa vontade para com os homens”, da parte de Deus. A celebração sem substância do Natal nulifica o seu verdadeiro espírito. Freqüentemente entoamos o hino natalino, “Cantai que o Salvador chegou!” Se esta canção está em nossos corações, a falta de esperança se transformará em alegria e o vazio será preenchido com vida. Não fará muita diferença se estivermos numa multidão ou sozinhos. A alegria do Senhor e as vozes dos seus anjos ressoarão em nossos corações. Isto é o que é o Natal. 

O Natal não é simplesmente uma festa com uma ceia de mesa farta de alimentos para ser confraternazado apenas um dia, mas sim uma festa e uma mente recheado de bons sentimentos e prestatividade ao decorrer de todo os anos de nossa vida e bondade para com todos sem ascepção de pessoas, dar, emprestar, doar, amar, etc, etc e etc.....
Para se fazer algo ou ajirmos de tais modos não precisamos de uma data específica para tal, mas, sim de um motivo específico. E o motivo e objetivo é único, o que Deus nos ensinou! Amais uns aos outros como Eu vos amei, disse Jesus! Em outra passagem que faz parte dos dez mandamentos,lemos o seguinte; amai ao seu próximo como a tí mesmo....
Essa lorota de que se precisa de uma data para ajudar alguém, é lorota do diabo, para fazer com que nós os cristãos esqueçamos o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo, que grande maioria só lembra agora no final do ano!


Um Feliz Natal para Todos!


Escrito por;




***FRANCIS DE MELLO***

Um comentário:

  1. Temos que estarmos ligados nas festas de final de ano, mas, nunca devemos esquecermos de que esse amor natalino se repeita durante do o ano em nossa vida!

    ResponderExcluir