sábado, 31 de dezembro de 2011

"NEYMAR; O MELHOR JOGADOR DA AMERICA"


Com votação recorde, Neymar é consagrado melhor jogador da América
31 de dezembro de 2011   atualizado às 11h16


Campeão da Libertadores, Neymar recebeu 130 votos em eleição de jornal uruguaio, contra 70 de Vargas. Foto: Getty Images
Campeão da Libertadores, Neymar recebeu 130 votos em eleição de jornal uruguaio, contra 70 de Vargas
Foto: Getty Images

Pela primeira vez desde 2000 um brasileiro é o melhor jogador da América. Com uma votação recorde, o atacante Neymar, do Santos, venceu a tradicional eleição do jornal uruguaio El País. O chileno Eduardo Vargas, ex-Universidad de Chile, e o também santista Paulo Henrique Ganso, acabaram respectivamente como os segundo e terceiros colocados.
A eleição foi histórica, pois antes de Neymar ninguém tinha dominado tanto a votação do prêmio, distribuído anualmente desde 1986. Com 130 menções dos jornalistas que formam o júri, o brasileiro superou a marca do meia argentino Juan Sebastián Verón, que recebeu 109 em 2009.
Segundo colocado, Vargas, que anunciou a transferência para o Napoli, da Itália, após o título da última Copa Sul-Americana, teve 70 adesões, contra 33 de Ganso. A seleção ainda conta com jogadores que passaram pelo Brasil: o goleiro chileno Johnny Herrera (do Corinthians em 2006), o zagueiro argentino Rolando Schiavi (do Grêmio em 2007), o lateral direito equatoriano Néicer Reasco (do São Paulo entre 2006 e 2008) e o volante uruguaio Arévalo Ríos (do Botafogo em 2011).
O técnico da equipe ideal do diário é Oscar Tabárez, campeão da Copa América de 2011 com o Uruguai. Ele recebeu 75 votos na enquete, contra 48 do argentino Jorge Sampaoli, da Universidad de Chile. O brasileiro Muricy Ramalho, do Santos, apareceu na terceira colocação, com 33 indicações.
O nome mais aclamado, de qualquer forma, foi mesmo Neymar. Ele é o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio desde Romário em 2000, quando o ex-atacante defendia o Vasco da Gama. Raí, então no São Paulo, também foi condecorado em 1992, enquanto que a estrela de 1989 foi Bebeto, do Vasco.
Neste sábado, o santista foi aclamado como um jogador "único" pelo veículo uruguaio, que reuniu na votação 247 jornalistas representando meios de comunicação de 19 países da América. "Neymar fez ressurgir o futebol de seu país, segundo o reconhecimento jornalístico", exaltou o diário.
Neymar, Reasco e Ríos também estavam presentes na seleção continental em 2010, quando a honraria de melhor jogador ficou para o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional.
Dedé, Ronaldinho, Danilo e Elano ficam no quase
A eleição batizada de "Rey de América" (Rei da América) ainda incluiu outros quatro brasileiros entre os 20 melhores atletas do continente no futebol. Com 15 votos, o vascaíno Dedé, do Vasco, ficou a apenas um do chileno Marcos González, escolhido para integrar o time ideal.
O meio-campista do Santos Elano, por sua vez, teve 14 menções. O meia-atacante Ronaldinho, do Flamengo, e o lateral direito Danilo, que se transferiu do Santos ao Porto, também apareceram bem cotados, com 12 votos cada um.
Confira a seleção da América definida em eleição organizada pelo diário El País:
Goleiro: Johnny Herrera (chileno, da Universidad de Chile) - 23 votos
Lateral direito: Néicer Reasco (equatoriano, da LDU) - 24 votos
Zagueiro: Marcos González (chileno, da Universidad de Chile) - 16 votos
Zagueiro: Rolando Schiavi (argentino, do Boca Juniors) - 25 votos
Lateral esquerdo: Clemente Rodríguez (argentino, do Boca Juniors) - 24 votos
Volante: Arévalo Ríos (uruguaio, do Tijuana-MEX) - 30 votos
Meia: Paulo Henrique Ganso (brasileiro, do Santos) - 33 votos
Meia: Juan Román Riquelme (argentino, do Boca Juniors) - 23 votos
Atacante: Neymar (brasileiro, do Santos) - 130 votos
Atacante: Eduardo Vargas (chileno, da Universidad de Chile, vendido ao Napoli-ITA) - 70 votos
Atacante: Hernán Barcos (argentino, da LDU) - 16 votos
Terra.



Postado por; 






***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário