sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"HÁ CONFLITO ENTRE OPOSIÇÃO, GOVERNISTAS E SIDICATOS; AO AUMENTO PARA APOSENTADOS E PENCIONISTAS"


Orçamento 2012: impasse sobre reajuste para aposentados pode impedir votação este ano.


A falta de acordo quanto ao reajuste para aposentados que recebem mais que um salário mínimo pode inviabilizar a votação do orçamento de 2012 ainda este ano. Como o governo se recusa a aceitar a inclusão da correção de 11,7%, o deputado e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, do PDT de São Paulo, promete usar a falta de quórum para derrubar a sessão de votação do orçamento no Plenário do Congresso, prevista para esta quinta-feira.
Nesta terça, o parlamentar e representantes de aposentados saíram decepcionados de uma reunião com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves.
“Lamentavelmente, o governo veio com o mesmo discurso de que não tem como dar aumento alegando a crise internacional. Enfim, alegaram que a presidente Dilma tinha uma orientação clara de não dar aumento salarial. Só nos resta, então, fazer o enfrentamento com o governo no Congresso Nacional. Então, estamos dispostos a derrubar o orçamento do governo caso o governo não volte atrás nessa posição.”
Paulo Pereira da Silva explica a estratégia regimental que será usada em Plenário.
“Usamos o regimento, pegamos as assinaturas necessárias para um Destaque de Votação em Separado do aumento dos aposentados e, caso o governo não tenha mudado essa posição, nós vamos destacar essa emenda de minha autoria. Consequentemente, o governo teria que ter 257 deputados na Casa. Como não tem, os deputados, em sua maioria, não estão mais aqui em Brasília, a tendência da sessão é cair e, consequentemente, caindo a sessão, cai o orçamento.”
Paulo Pereira da Silva diz que a recomposição das aposentadorias maiores que o salário mínimo foi uma promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff.
Ao apresentar nesta semana o relatório final da proposta orçamentária para 2012, o deputado Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, afirmou que qualquer mudança no texto dependeria de uma divisão da base governista, o que ele considera improvável.
Caso o orçamento federal de 2012 não seja aprovado antes da virada do ano, os investimentos do país podem sofrer uma redução. Isso porque enquanto a proposta não for votada, o governo só vai poder gastar, a cada mês, um doze avos do previsto para custeio da máquina pública.

FONTE: Portal Cambé!

Em minha humilde opinião, se essa medida for aprovado, da maneira que querem os sidicatos e opsição, com toda certeza o governo irá dar um grande avanço para melhoria dos aposentados e pencionistas em questão. Porém eu não acredito que cheguem em um percentual nem próximo aos 10 pontos percetuais, pois sempre o governo encontra uma desculpa para se esquivar em dar o aumento merecido e justo a classe que ajudou no crescimento e desenvolvemento do Brasil. 
Infelizmente temos que admitir que a referida classe há muito vem sendo esquecido por parte dos governantes e políticos em geral. Contudo, essa matéria do portal Cambé, é algo de grande relevância, mas, sem nenhuma garantia de que o que ali foi mencionado haja condição de acontecer esse aumento!

Escrito por;



***FRANCIS DE MELLO***

Um comentário:

  1. Para ser bem sincera, não acredito que esse impasse seja resolvido com tanta facilidade assim.
    E tal aumento realmente poderá acontecer como em 2010 que dera 6.46 percentuais, depois no final do ano foi incorporado mas um ponto alguma coisa, para se chegar onde os sindicatos queriam, digo, aceitaram!

    ResponderExcluir