terça-feira, 15 de novembro de 2011

(11º Presidente) "RELEMBRE OS PRESIDENTES DE 122 ANO DE REPÚBLICA"

Epitácio Pessoa de 28 de julho de 1919 a 15 de novembro de 1922

Epitácio Pessoa

Epitácio Pessoa foi indicado para a sucessão de Delfim Moreira quando representava o Brasil na Conferência de Versalhes, na condição de senador, e foi da França que o paraibano se viu vencer nas urnas Rui Barbosa, suspendendo a vigência da política do café-com-leite na República Velha. 

A origem nordestina foi afirmada em seus investimentos contra a seca na região, construindo açudes, poços e ferrovias. Enfrentou a Revolta do Forte de Copacabana e demais pressões do movimento tenentista. Em sua gestão, o progressismo estético da Semana de Arte Moderna de São Paulo se viu acompanhado pelo alegado progressismo político do Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922, sob inspiração da Revolução Russa de 1917. Em 1920, Pessoa aboliu a lei que bania a Família Imperial do Brasil. 

Também leva a sua assinatura a substituição do padrão monetário brasileiro da libra pelo dólar e a construção de mais de 1 mil km de ferrovias na região Sul.

Curiosidade: Órfão desde os sete anos de idade, foi criado pelo tio, Henrique de Lucena, então governador de Pernambuco. Como presidente, Epitácio irritou os militares ao escolher dois civis para os ministérios das Forças Armadas e negar aumento de soldo para as tropas.
Foto: Portal Brasil / Divulgação


Postado por;


***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário