terça-feira, 15 de novembro de 2011

(23º Presidente) "RELEMBRE OS PRESIDENTES DE 122 ANO DE REPÚBLICA"

Ranieri Mazzilli, (25 de agosto de 1961 a 7 de setembro de 1961)


Ranieri Mazzilli

Como estivesse João Goulart em visita oficial à China quando da renúncia de Jânio Quadros, Ranieri Mazzilli, na condição de presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a presidência interinamente. A resistência dos ministros militares em aceitarem a posse de Jango – visto pelos setores conservadores como simpático ao comunismo – foi contra-atacada pela Campanha da Legalidade, encabeçada pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. A crise só foi dissolvida depois de o Congresso aprovar a instauração do regime parlamentarista, reduzindo, assim, os poderes do presidente.

Curiosidades: Foi apelidado de modess: descartável, estava sempre na hora e no lugar certos para evitar derramamento de sangue.
Foto: Portal Brasil / Divulgação

Na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados, conforme previa a Constituição vigente, assumiu a presidência da República algumas vezes, dentre elas duas especialmente marcantes. Em 25 de agosto de 1961, em virtude da renúncia de Jânio Quadros e da ausência do vice-presidente João Goulart, que se encontrava em missão na China. Nesta ocasião os ministros militares do governo Jânio Quadros — general Odílio Denys, do Exército; brigadeiro Gabriel Grün Moss, da Aeronáutica; e almirante Sílvio Heck, da Marinha — formaram uma junta militar informal que tentou impedir, sem sucesso, a posse de João Goulart, abrindo-se uma grave crise político-militar no país. A solução para o impasse foi a aprovação pelo Congresso, em 2 de setembro, de uma emenda à Carta de 1946, instaurando o sistema parlamentarista de governo. João Goulart assumiu, então, a presidência em 7 de setembro de 1961.

Escrito por;  


***FRANCIS DE MELLO***


Nenhum comentário:

Postar um comentário