terça-feira, 29 de novembro de 2011

"O EX- CONCORRENTE DIRETO DE DILMA A PRESIDENTE 'SERRA' CRITICA LULA E DILMA"

Em aparição pública, Serra critica condução da economia por Lula e Dilma



Em aparição pública na manhã desta segunda-feira, 28, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) fez duras críticas à condução da economia brasileira pelo governo da presidente Dilma Rousseff e de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT. Em palestra, durante o VII Congresso Paulista de Jovens Empreendedores, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o tucano minimizou o Programa Brasil Maior, uma das principais vitrines do primeiro ano de administração Dilma Rousseff, e avaliou como 'o erro mais espetacular de política econômica da história brasileira', o fato do governo federal não ter reduzido a taxa básica de juros durante a última crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco Lehman Brothers.
'A crise econômica é muito feia, mas o Brasil, em crises passadas, soube aproveitar as oportunidades', avaliou. 'Mas houve uma crise que foi desaproveitada, a de 2008 e 2009, porque o Brasil foi o único país do mundo que não baixou os juros', acrescentou. Na avaliação de Serra, que disputou as eleições presidenciais do ano passado com Dilma Rousseff, o governo federal lançou o Programa Brasil Maior com boa intenção, mas com 'boa parte das coisas erradas, porque não conhece direito quais são as questões da indústria'. O tucano ressaltou ainda, em um contraponto aos discursos do ex-presidente Lula, que o Brasil é ainda, no contexto da economia mundial, um país pequeno. 'Nós não temos mais do que 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e temos uma participação no comércio mundial em torno de 2%', considerou. 'Nós temos ainda, no que se refere às questões econômicas e sociais, muito o que avançar.'
O ex-governador de São Paulo criticou ainda o atual patamar da taxa de juros e a alta carga tributária que, segundo ele, castigam os investimentos na economia nacional. 'Isso só piorou nos últimos anos com o PIS/COFINS, que aumentou sobre a energia elétrica a partir de 2002 e 2003', afirmou, referindo-se ao início do governo do ex-presidente Lula. A munição do ex-governador de São Paulo sobrou ainda para a Petrobrás. Segundo ele, a estatal não tem um plano correto de desenvolvimento da atividade privada para o fornecimento de equipamentos e insumos para a exploração de petróleo da camada do pré-sal. O ex-governador avaliou também que não há uma proposta séria para vincular os royalties aos investimentos. E fez um alerta. 'Nós não podemos perder o bônus oriundo da exploração do petróleo', ressaltou.
Serra considerou ainda que a economia brasileira vem passando por um processo de desindustrialização nas últimas duas décadas, com a redução da participação da indústria na criação de empregos. 'O Brasil está regredindo e não pode regredir ao papel de país primário exportador', afirmou. O ex-governador tucano disse, porém, que o atual cenário do mercado nacional não inspira desânimo e avaliou que a economia brasileira apresenta três vantagens para seu desenvolvimento: a exploração do petróleo, o crescimento populacional e a produção de matéria prima e alimentos. Ele ponderou, contudo, que há entraves para o crescimento, como o baixo investimento nacional. Após a palestra, o ex-governador não falou com a imprensa.
Vejo essa aparição de Serra em público, já na eminência de uma campanha adiantadíssima. E quantos as criticas por ele esbaforidos, é a arma mais ferrenha de qualquer oposição, mesmo se ele tenha visto algo benéfico, como comentou no final da entrevista, acaba por alfinetar o adversário que o derrotou.

Escrito por;


***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário