terça-feira, 15 de novembro de 2011

(2º Presidente) "RELEMBRE OS PRESIDENTES DE 122 ANO DE REPÚBLICA"

Floriano peixoto (23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894)

Floriano Peixoto

O “marechal de ferro” havia se recusado a resistir aos revoltosos no dia da proclamação da República. Respondeu que, no Paraguai, onde lutara, tinha “em frente inimigos, e aqui somos todos brasileiros”.

Primeiro vice-presidente do País, Peixoto assumiu com a renúncia de Deodoro e combateu com aspereza as sucessivas rebeliões que abateram seu governo, como as duas revoltas da Armada e a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, que acabou com a mudança do nome da cidade catarinense de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis. Seu governo foi inconstitucional, já que o texto recém-redigido exigia novas eleições presidenciais em caso de renúncia. Entregou o cargo a Prudente de Morais em 1894 e, assim como Deodoro, morreu um ano depois de deixar a presidência.

Curiosidade: Com o fim da Revolução Federalista, Nossa Senhora do Desterro foi renomeada Florianópolis, em homenagem a Floriano, que era impopular na região e teve de enviar tropas à cidade para debelar a resistência a seu governo.
Foto: Portal Brasil / Divulgação

escrito por;  

***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário