terça-feira, 15 de novembro de 2011

(8º Presidente) "RELEMBRE OS PRESIDENTES DE 122 ANO DE REPÚBLICA"

Hermes da Fonseca

Sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, o também marechal Hermes da Fonseca foi ministro da Guerra de Campos Sales e de Afonso Pena, tendo reformado o Exército e instituído o serviço militar obrigatório – apesar de a lei ter sido legitimada apenas em 1964. 

Concorreu à presidência contra Rui Barbosa e, apoiado por Nilo Peçanha, venceu com boa margem de votos. Logo na primeira semana de governo, enfrentou a Revolta da Chibata, que abalou a sua popularidade e seria seguida pela Guerra do Contestado. Deu seguimento à construção de ferrovias e à aproximação com os Estados Unidos. O gaúcho foi o primeiro presidente a vestir a faixa presidencial, que, por decreto, passou a ser transmitida a cada nova cerimônia de posse. 

Curiosidade: A mulher do presidente, a cartunista Nair de Teffé, organizava festas no palácio do Catete. No último baile antes do fim do mandato do marido, junto ao compositor Catulo da Paixão Cearense, ela tocou no violão o maxixe Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga, incitando as marquesas a “requebrar” no salão, o que escandalizou a sociedade.
Foto: Portal Brasil / Divulgação
Postado por;

***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário