Follow by Email

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"CHUVA CAUSA ALAGAMENTO EM DIVERSOS LUGARES EM SÃO PAULO"

Chuva deixa parte de São Paulo em estado de atenção
06 de dezembro de 2011  16h08  


    A chuva que atinge São Paulo nesta terça-feira deixava a zona norte da capital em estado de atenção. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a condição começou a vigorar a partir das 15h25. Mais tarde, às 16h20, foi a vez da zona oeste entrar na mesma condição, assim como as marginais Pinheiros e Tietê.
    A precipitação começou quando áreas de instabilidade formadas na região de Campinas deslocaram-se para a Grande São Paulo. Conforme imagens de radar, chovia forte no bairro da Lapa. No restante da região e na zona norte, a precipitação ia de fraca à moderada.
    De acordo com os meteorologistas, as áreas de chuva devem se deslocar para os demais bairros da zona oeste e também à zona sul da capital. Na região metropolitana, chovia forte entre os municípios de Osasco, Barueri e Carapicuíba. Por causa do mau tempo, o aeroporto de Congonhas operava por instrumentos desde as 6h.
    A previsão ainda é de uma semana com sol entre nuvens e tempo abafado na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas de 28°C. Uma área de baixa pressão deve se propagar pelo Estado nos próximos dias, trazendo pancadas de chuva com descargas elétricas, rajadas de vento e elevado potencial para alagamentos.


    Mulher tenta se proteger da água na rua Turiassu com Sumaré, zona oeste de SP. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
    Mulher tenta se proteger da água na rua Turiassu com Sumaré, zona oeste de SP


    A chuva que atinge São Paulo nesta terça-feira deixou toda a capital em estado de atenção e causou alagamentos. Contudo, às 17h45 a condição foi retirada de todas as regiões, exceto zona sul e Marginal Pinheiros. Por fim, às 18h20, o estado de atenção foi revogado em todo o município.
    As áreas de chuva que atingiam a capital perderam intensidade. Conforme imagens de radar, restavam apenas pontos de precipitação leve na região central e em alguns pontos das zonas leste e sul. Na Grande São Paulo, chovia moderadamente apenas em Itapecerica da Serra. De acordo com os meteorologistas, ainda há possibilidade de chuva leve à moderada em pontos isolados da região Metropolitana no início da noite.
    De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), havia dois pontos de alagamento ativos na cidade, sendo um intransitável para veículos. Ele estava na rua Romão Gomes, com referência à avenida Valdemar Ferreira, sentido único, desde as 18h05. Outros três pontos intransitáveis registrados durante o dia já se encontravam aptos para a passagem de veículos.
    Na quarta-feira, o sol deve aparecer entre nuvens. Pancadas de chuva ocorrem ainda de maneira isolada entre o meio da tarde e a noite. Na quinta, a passagem de uma frente fria pelo oceano deve aumentar a instabilidade sobre toda a Grande São Paulo. O sol aparece entre nuvens no período da manhã, mas a partir da tarde há condições para chuva moderada a forte de maneira mais generalizada e com potencial para a formação de alagamentos.
    Os maiores índices pluviométricos registrados, segundo o CGE, eram:
    Rio Pinheiros (Ponte Cidade Universitária) - 53,8mm;
    CTH (USP) - 42,6mm;
    Córrego Jacu (Jardim Pantanal) - 39,6mm;
    Córrego Águas Espraiadas (Rua Ribeiro do Vale) - 30,8mm;
    Rio Tietê (São Miguel/Guarulhos) - 26,5mm;



    Postado por;



    ***FRANCIS DE MELLO***

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário