quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"BRASIL TERRA DE TODOS"


Ministério da Saúde libera R$ 1,3 mi para os haitianos no AC.

O Ministério da Saúde determinou a liberação partir desta quinta-feira de R$ 1,3 milhão para o Acre. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje e estabelece que os recursos serão usados nos serviços de saúde destinados aos haitianos que se instalaram no Estado.
O Acre é a principal porta de entrada dos haitianos que pediram refúgio ao Brasil na condição de desalojados por desastres naturais. O número de pedidos aumentou nos últimos meses em consequência do agravamento da situação no país por causa do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010.
Amanhã, o Ministério das Relações Exteriores deverá divulgar um balanço dos pedidos de visto requeridos na Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, capital do Haiti, para os haitianos.
O governo brasileiro determinou, por meio do Conselho Nacional de Imigração, o limite de entrada de haitianos no País a 1,2 mil por ano. Não há prazo para a concessão desses passaportes aos haitianos, uma vez que toda a documentação entregue será analisada ainda pela embaixada e o ministério. A resolução determina que o visto seja concedido por razões humanitárias e pelo prazo de cinco anos, circunstância que constará da Cédula de Identidade do Estrangeiro.
O objetivo da medida é regularizar a situação dos imigrantes haitianos que tenham entrado no País pelo Acre e pelo Amazonas. Só no ano passado, foram 4 mil, segundo o Ministério da Justiça. Para obter o visto, o imigrante terá que comprovar ao governo brasileiro, por exemplo, que não tem nem pendências criminais com o governo de seu país nem é procurado internacionalmente.


BRASIL TERRA DE TODOS.  


Não tenho nada contra essa posição do governo brasileiro a favor dos haitianos, contudo, vemos todos os dias que os brasileiros estão passando por situações de miséria em MG, RJ, RS e nordeste, além de muitas cidades do estado de São Paulo com as enchentes, tempestades e perdas naturais. Contudo o governo nem sabe ao certo a quantidade de pessoas desabrigados e atingidos pela seca, mas, decide liberar essa verba aos invasores/fugitivos do Haiti por conta da situação recém ocorrido no país.
Claro que não nos é justo mandar esse povo de volta ou expulsá-los de nosso território, porém precisa-se de mais critérios sobre a liberação de verba a esse fim, sendo que o país está em catástrofe como já mencionado e até o momento o governo anda desnorteado quanto a quantidade de necessitados, e o que realmente fazer a respeito disso!
É triste saber e ver que os governantes do momento agora estão preocupados mais nas articulações partidárias para o pleito eleitoral de outubro, do que os miseráveis que pagam seus impostos em dia e perderam seus endereços, suas características, sua verdadeira identidade!

Escrito por;






***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário