sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"O EX-PRESIDENTE LULA QUERIA SAMBAR NESTE CARNAVAL; MAS, ESTÁ IMPEDIDO POR SUA EQUIPE MÉDICA"


'Louco para desfilar', Lula tem presença no Carnaval vetada.





O enredo da Gaviões da Fiel homenageia o ex-presidente Lula. Foto: Mauro Horita/Terra
O enredo da Gaviões da Fiel homenageia o ex-presidente Lula
Foto: Mauro Horita/Terra


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou nesta sexta-feira a última sessão de radioterapia a que foi submetido para combater um câncer na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado, e vai receber alta ainda hoje do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que o visitou no início da tarde, Lula estava "louco" para participar do desfile da Gaviões da Fiel, cujo enredo deste ano será uma homenagem ao ex-presidente, mas os médicos recomendaram que ele descanse durante o Carnaval.
"Hoje encerram as sessões de radioterapia, encerra o tratamento formal (contra o câncer), e agora iniciará a fase de controle (da doença). O ex-presidente sai muito bem, está muito animado. Ele está louco para desfilar na Gaviões da Fiel, mas os médicos recomendaram que ele não vá, que fique em casa nesses próximos dias após a radioterapia. E ele é um paciente disciplinado com sua saúde", disse Padilha, ao explicar que, por orientação médica, Lula não deve ir ao sambódromo do Anhembi.
Lula está internado desde o último sábado, devido a uma inflamação na laringe e no esôfago - sintomas comuns no fim das sessões de radioterapia. De acordo com Padilha, que ficou cerca de uma hora com o ex-presidente, o mal-estar sentido na fase final do tratamento é "totalmente normal", e Lula poderá retomar suas atividades cotidianas em breve.
Ainda segundo o ministro, Lula irá ser submetido a uma bateria de exames no próximo mês, para verificar se o tumor foi totalmente eliminado. Mesmo após o fim do tratamento, porém, Lula terá de passar por avaliações periódicas durante cinco anos. Inicialmente, serão realizados exames mensais e, depois, semestrais. O hospital deve divulgar nesta sexta-feira um boletim confirmando o fim do tratamento. "Ele teve as dificuldades que qualquer pessoa que enfrenta o tratamento do câncer pode ter", completou.
Ao todo, foram 33 sessões de radioterapias, realizadas diariamente ao longo de seis semanas e meia de tratamento. Antes, em dezembro, Lula havia passado por três sessões de quimioterapia, que já resultaram em uma redação de 75% do tumor.
Segundo Padilha, a doença fez com que Lula se tornasse uma pessoa mais "disciplinada" com a saúde. "Ele sempre falou isso, da importância da pessoa que enfrenta um câncer ter disciplina no tratamento. ... E agora ele passa a ser uma pessoa ainda mais disciplinada com a saúde", disse. Lula é ex-fumante - ele parou de fumar há cerca de dois anos.
Eleições


Segundo Padilha, Lula não comentou sobre a notícia, divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, de que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) comunicou ao PT o apoio a uma eventual candidatura de José Serra (PSDB) à sucessão municipal. PT e PSD vinham negociando uma aliança pela candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.
Segundo ele, o ex-presidente teria dito que está "muito animado" com o "desempenho inicial" do ex-ministro da Educação e, na avaliação de Padilha, mesmo que o PSD não o apoie, a aliança com o partido em outras cidades continuará.
"O PT tem estabelecido cada vez mais parcerias com o PSD em vários Estados do País. A nossa relação com o prefeito Gilberto Kassab não está restrita à cidade de São Paulo. O PSD já tem vice-governadores em governos do PT, nós vamos trabalhar para que o PSD possa apoiar a candidatura do PT em várias cidades. ... Isso não vai interferir na relação com o PSD, as conversas vão continuar. Mas, como eu disse, isso é uma avaliação minha, eu não conversei com o ex-presidente sobre isso", concluiu.
Carnaval no Terra

O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos ¿ como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.





Postado por;







***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário