sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"LULA DEIXA HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS; MAS, E VETADO EM PARTICIPAR DO CARNAVAL"


SP: Lula deixa hospital após fim de tratamento contra câncer.





Lula recebeu alta nesta sexta-feira após fazer 33 sessões diárias de radioterapia. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação
Lula recebeu alta nesta sexta-feira após fazer 33 sessões diárias de radioterapia.
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, por volta das 16h50 desta sexta-feira, o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o último sábado. Pela manhã, ele passou pela última sessão de radioterapia a que vinha sendo submetido, concluindo o tratamento contra o câncer de laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.
Em março, o ex-presidente passará por uma bateria de exames para saber se o tumor foi completamente eliminado. Mesmo com o fim do tratamento, ele precisará passar por avaliações médicas periódicas por cerca de cinco anos, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que o visitou no início da tarde no hospital. Inicialmente, serão realizados exames mensais, depois, bimestrais, e assim por diante.
Antes de deixar o hospital, Lula tirou fotos com alguns pacientes de hospital, demonstrando entusiamo com o fim do tratamento. Ao todo, foram 33 sessões de radioterapia, realizadas diariamente ao longo de seis semanas e meia de tratamento, iniciado no dia 4 de janeiro. No final do ano passado, Lula havia passado por três sessões de quimioterapia, a cada 21 dias, que já resultaram em uma redução de 75% do tumor - o que fez com que os médicos descartassem submetê-lo a uma cirurgia.
O ex-presidente foi internado na semana passada, após reclamar de fadiga e apresentar uma inflamação no esôfago e na laringe, sintomas considerados normais na etapa final do tratamento. Naquele dia, foi realizada uma tomografia do tórax, na qual o tumor não foi visto. Apesar do exame não ser conclusivo, os médicos demonstraram otimismo com o sucesso do tratamento.
De acordo com o ministro da Saúde, Lula está "muito animado", bem e disse estar "louco" para participar do desfile da Gaviões da Fiel. O enredo da escola de samba paulista deste ano será uma homenagem ao ex-presidente. Entretanto, os médicos recomendaram que ele descansasse durante o Carnaval.
"Hoje encerram as sessões de radioterapia, encerra o tratamento formal (contra o câncer), e agora iniciará a fase de controle (da doença). O ex-presidente sai muito bem, está muito animado. Ele está louco para desfilar na Gaviões da Fiel, mas os médicos recomendaram que ele não vá, que fique em casa nesses próximos dias após a radioterapia. E ele é um paciente disciplinado", disse Padilha, ao explicar que, por orientação médica, Lula não deve ir ao sambódromo do Anhembi.
Boletim médico divulgado pelo hospital no final da tarde confirmou a recomendação para que Lula "permaneça em repouso neste final de semana e não participe do desfile carnavalesco". Ainda segundo a nota, ele "realizará o processo de recuperação em sua residência, onde receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica, e os exames de reavaliação do tratamento oncológico deverão ocorrer entre quatro e seis semanas".
"Ele está muito bem disposto. Mas vai fazer repouso para se recuperar o mais rápido possível", afirmou Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula. Okamotto confirmou que Lula deve seguir a orientação médica. "Ele vai passar em casa, assistindo ao Carnaval, vendo a escola Gaviões da Fiel (pela TV), e torcendo por eles", disse.






Postado por;








***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário