sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O enredo da escola será em homenagem ao ex-presidente


Assessor confirma que Lula verá desfile da Gaviões pela TV.






O enredo da escola será em homenagem ao ex-presidente. Foto: Mauro Horita/Terra
O enredo da escola será em homenagem ao ex-presidente
Foto: Mauro Horita/Terra



Boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no final da tarde desta sexta-feira confirmou a recomendação para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "permaneça em repouso neste final de semana e não participe do desfile carnavalesco". Paulo Okamotto, presidente do instituto que leva o nome do petista, confirmou que ele deve seguir a orientação médica. "Ele vai passar em casa, assistindo ao Carnaval, vendo a escola Gaviões da Fiel pela TV, e torcendo por eles", disse.
De acordo com o ministro da Saúde, Lula está "muito animado", bem e estava "louco" para participar do desfile da Gaviões da Fiel. O enredo da escola de samba paulista deste ano será uma homenagem ao ex-presidente.
Ainda segundo o boletim, ele "realizará o processo de recuperação em sua residência, onde receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica, e os exames de reavalização do tratamento oncológico deverão ocorrer entre quatro e seis semanas". "Ele está muito bem disposto. Mas vai fazer repouso para se recuperar o mais rápido possível", afirmou Okamoto.
O ex-presidente deixou o local por volta das 16h50, onde estava internado desde o último sábado. Pela manhã, ele passou pela última sessão de radioterapia a que vinha sendo submetido, concluindo o tratamento contra o câncer de laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.
Em março, o ex-presidente passará por uma bateria de exames para saber se o turmor foi completamente eliminado. Mesmo com o fim do tratamento, ele precisará passar por avaliações médicas periódicas por cerca de cinco anos, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que o visitou no início da tarde no hospital. Inicialmente, serão realizados exames mensais, depois, bimestrais, e assim por diante.
Ao todo, foram 33 sessões de radioterapia, realizadas diariamente ao longo de seis semanas e meia de tratamento, iniciado no dia 4 de janeiro. No final do ano passado, Lula havia passado por três sessões de quimioterapia, a cada 21 dias, que já resultaram em uma redução de 75% do tumor - o que fez com que os médicos descartassem submetê-lo a uma cirurgia.
O ex-presidente foi internado na semana passada, após reclamar de fadiga e apresentar uma inflamação no esôfago e na laringe, sintomas considerados normais na etapa final do tratamento. Naquele dia, foi realizada uma tomografia do tórax, na qual o tumor não foi visto. Apesar do exame não ser conclusivo, os médicos demonstraram otimismo com o sucesso do tratamento.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.
Carnaval no Terra
Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.





Postado por;







***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário