quarta-feira, 7 de março de 2012

"POLÍTICA; DEBATES ENTRE VALORES RELIGIOSOS E LIBERAIS DOS ASSUNTOS 'KIT GAY' E FAVORÁVEIS AO ABORTO, SÃO OS ASSUNTOS EM RIO E SP."


Debate eleitoral das principais capitais brasileiras está sendo pautado por discussões sobre valores religiosos.







Debate eleitoral das principais capitais brasileiras está sendo pautado por discussões sobre valores religiosos













Debates entre o discurso conservador baseado em valores religiosos e outros considerados liberais, como os que defendem o aborto e a união homossexual, estão se tornando o centro das discussões eleitorais municipais no Rio de janeiro e em São Paulo.
Em São Paulo, um dos assuntos mais discutidos é a candidatura do petista Fernando Haddad (PT), conhecido pela autorização da distribuição do “kit gay” em escolas de ensino médio. O ex-ministro enfrenta duras críticas, principalmente de políticos ligados à chamada bancada evangélica.
Recentemente o governo nomeou o evangélico Marcelo Crivella (PRB) para o cargo de ministro da Pesca, manobra apontada como uma forma de proteger o ex-ministro da educação, Fernando Haddad, das críticas vindas de lideranças religiosas, por causa de seu envolvimento com a criação do polêmico “kit gay”. Porém, Haddad tem como adversário o ex-deputado federal Celso Russomano, que é do mesmo partido de Crivella. Russomano é visto por muitos como o candidato preferido da bancada evangélica, e o recém-nomeado ministro da Pesca afirma que o partido não vai abandonar a candidatura do ex-deputado em favor do candidato do PT.
A aliança política feita no Rio de Janeiro entre o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR) também está baseada em discursos abordando “valores da família” como seu ponto fundamental.
Cesar Maia, que firmou aliança om garotinho para evitar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB), falou sobre a questão dos valores cristãos como princípios de governo: “Nossos princípios são nossos alicerces: os valores da família, valores cristãos e o compromisso com a democracia e o estado de direito”.
A aliança DEM-PR no Rio lançará uma chapa composta pelos filhos dos dois políticos. Encabeçando a candidatura a prefeito está Rodrigo Maia, católico, e como vice está Clarissa Garotinho, evangélica.
De acordo com a agência Estado, Rodrigo Maia afirmou que seu partido é conservador com relação a valores, o que converge com as ideias do partido de Garotinho. O candidato disse também que sua ideia de campanha não é transformar temas polêmicos como legalização do aborto e da maconha e casamento gay em pontos centrais da campanha. Porém ele afirma que pretende deixar clara sua posição contrária sempre que possível, fazendo com que o adversário Paes se posicione quanto a esses temas.
Eduardo Paes também está trabalhando em busca do apoio de grupos religiosos. Há três semanas ele prometeu a líderes evangélicos realizar “a maior Marcha para Jesus de todos os tempos”. Paes está tentando se aproximar também dos católicos, ao garantir empenho nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, com participação do papa Bento 16.



Postado por;







***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário