Rebelo resgata expulsão de holandeses para respaldar confiança com PE.
"Muito mais difícil que uma Copa foi expulsar os holandeses", disse Rebelo.
Foto: Bruno Santos/Terra
Foto: Bruno Santos/Terra
Aldo Rebelo resgatou um feito histórico a fim de reforçar a confiança em Pernambuco para receber a Copa do Mundo de 2014. Durante a visita a Recife nesta quarta-feira, o ministro do Esporte passou pelas obras do estádio e lembrou o episódio da expulsão dos holandeses no Estado, no século 17, para demonstrar o apoio à região.
"O evento vai testar nossas capacidades e nossas deficiências, mas preciso dizer que o Brasil já fez coisas mais grandiosas", comentou Rebelo. "O desafio de Recife e Olinda? Muito mais difícil que uma Copa foi expulsar os holandeses. Brasil e Pernambuco estão plenamente preparados para receber a Copa", afirmou.
Importante território do Brasil colonial por conta, dentre outras coisas, pela produção da cana de açúcar, o Nordeste foi dominado pela Holanda e governado pelo príncipe Maurício de Nassau durante parte do século 17. Em 1645, contudo, a Insurreição Pernambucana marcou o início da expulsão dos holandeses - que deixaram o País em definitivo em 1654.
Aldo Rebelo visitou as obras pernambucanas acompanhado do governador Eduardo Campos e viu o andamento da construção da Arena, que terá capacidade para 46 mil espectadores, sem fossos nem alambrados. As reformas já estão 30% concluídas, de acordo com a construtora responsável, sendo que 100% do processo de terraplanagem já foi feito, além de 95% das fundações e 33% das estruturas de concreto.
"Um dos principais legados será o de construir uma nova centralidade urbana, para ter crescimento mais descentralizado e organizado", comentou Campos. A Arena de Pernambuco está sendo erguida na região metropolitana de Recife, em São Lourenço da Mata, e ainda pleiteia para receber a Copa das Confederações, em 2013.
A passagem por Recife marcou a penúltima visita do ministro do Esporte às 12 cidades-sede da Copa de 2014. A turnê, que foi iniciada em dezembro do ano passado, chegará ao fim nesta sexta-feira, quando Rebelo visitará o Maracanã, no Rio de Janeiro.
Postado por;
***FRANCIS DE MELLO***
Nenhum comentário:
Postar um comentário