terça-feira, 13 de março de 2012

"COPA 2014; O PRESIDENTE DA FIFA, JOSEPH BLATER ESTARÁ COM A PRESINDENTA DILMA ROUSSEFF EM BRASÍLIA NESTA SEXTA FEIRA (16/03)"

Blatter vai a Brasília nesta semana para reunião com Dilma.






Após polêmica entre governo e Valcke, Dilma receberá Blatter. Foto: Reuters
Após polêmica entre governo e Valcke, Dilma receberá Blatter
Foto: Reuters

A presidente Dilma Rousseff irá receber nesta sexta-feira o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para reunião em Brasília para discutir a agenda da Copa do Mundo de 2014, entre outros pontos. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também participará do evento.
Este será o primeiro encontro de Brasil e Fifa desde polêmica envolvendo Jérôme Valcke, secretário geral da entidade que rege o futebol. O dirigente disse que o País precisava de um "chute no traseiro" para terminar as obras para o Mundial.
Esta também será a primeira vez que a Fifa vem ao Brasil desde a saída de Ricardo Teixeira, que renunciou às presidências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL). Ele foi substituído por José Maria Marin nas duas entidades.
Entenda a polêmica
Em entrevista concedida na sexta-feira (02/03), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que os organizadores do Mundial de 2014 precisavam de um "pontapé na bunda" para as obras da Copa do Mundo andarem no País, e afirmou que os preparativos brasileiros estão em "estado crítico".
As palavras não foram bem recebidas pelo governo brasileiro, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou no sábado (03/03) que não quer mais Valcke como interlocutor da Fifa para os assuntos relacionados à Copa de 2014. "As declarações são inaceitáveis, inadequadas para o governo brasileiro", disse Rebelo.
Não é de hoje que Valcke enfrenta rusgas com as autoridades brasileiras. Em comunicado publicado no site da Fifa, o secretário pediu rapidez com a aprovação da Lei Geral da Copa: "o texto deveria ter sido aprovado em 2007 e já estamos em 2012", declarou.
No meio do fogo cruzado, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, manteve discurso neutro e apenas ressaltou que tudo sairá como o planejado. "Em todo processo democrático as discussões devem ser amplas e sempre levar em conta os interesses do povo", disse Teixeira na nota.
Na segunda-feira (05/03), Aldo Rebelo enviou à Suíça uma carta solicitando um novo interlocutor entre o governo brasileiro e a entidade máxima do futebol mundial. De acordo com o ministro do Esporte, "a forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa¿.
No mesmo dia, Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, também atacou as palavras de Valcke, chamando o secretário-geral da Fifa de "deselegante". "Foi uma declaração que merece na verdade é que a gente dê um chute daqui para lá de volta e que se repudie qualquer declaração desse nível", opinou Maia.
Posteriormente, Valcke publicou carta em que se desculpava pelo incidente que classificou como um mal entendido. Segundo o dirigente da Fifa, o que houve não passou de um erro de tradução, e o Brasil segue seguro como "única opção para sediar a Copa do Mundo". Aldo Rebelo aceitou o pedido de desculpas, mas disse que "este tipo de episódio não pode se repetir". 

Veja como foi a polêmica!
» "Fui subvalorizado nas vitórias"; leia carta de adeus






***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário