quarta-feira, 7 de março de 2012

"A BIBLIOTECA PÚBLICA ARTHUR VIANA ABORDARÁ 'OS LIVROS SAGRADOS REGISTRO DA FÉ NOS 141 DA INSTITUIÇÃO"


Biblioteca destaca importância de livro religioso












Algumas das palavras e páginas que mais influenciaram e influenciam na história das sociedades são encontradas nos livros religiosos: as publicações sagradas – seja do cristianismo, islamismo, judaísmo, das religiões africanas, religiões orientais, dentre outras – que servem de guia e referência para bilhões de pessoas diariamente no mundo.
Pela importância dessas obras milenares, a Biblioteca Pública Arthur Vianna abordará a temática “Os livros sagrados – Registros da fé” como mote do aniversário de 141 anos da instituição.
As comemorações iniciam no próximo dia 19 de março e vão até o dia 25 de março. Palestras com estudiosos nacionais e locais, exposições, oficinas, stands de livros e atrações culturais irão compor a programação, toda gratuita. O evento é realizado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
Uma das principais atrações do evento será o “Ciclo de palestras” que terá a presença de grandes representantes nacionais e locais das mais diversas religiões. A programação ainda terá feira com stands de editoras, além de lançamentos de livros de autores paraenses com noites de autógrafo. Já as oficinas abordarão temas como “Danças circulares” e “Religiões orientais”.
Um dos lançamentos do evento será o projeto “A noite é uma palavra”, que une os saraus de literatura com outras linguagens artísticas como as artes cênicas e a música. No projeto, alguns artistas inscritos irão transformar a leitura das próprias obras em um grande espetáculo, tendo o acompanhamento de músicos, atores e contando inclusive com o apoio de uma direção de arte.


Palestras, sessões de cinema e exposições

A exemplo do que ocorreu nos 140 anos da Arthur Vianna, a comemoração de aniversário não ficará restrita aos andares da Biblioteca. A programação se espalhará por outros espaços da Fundação Tancredo Neves como o Cine Líbero Luxardo, que exibirá uma programação especial de películas com temáticas religiosas.
Shows musicais também terão vez no aniversário, com grupos e artistas que realizarão apresentações temáticas: música gospel, ritmos africanos, mantras e outros estilos aproximarão o público da arte característica de cada uma das culturas e religiões abordadas na semana.
A exposição “Os livros sagrados – Registros da fé” também será um dos atrativos do evento, levando informações sobre a história e o conteúdo de livros religiosos que marcam as sociedades ocidental e oriental.
A programação ainda terá outras duas exposições: a primeira é uma Exposição de Calendários do Japão, mostra inédita que reúne mais de 100 calendários que mostram as paisagens naturais e arquitetônicas daquele país; a segunda, “Diversidade religiosa”, é uma mostra de fotografias realizada por 25 artistas paraenses.
Para Sérgio Massoud, Diretor de Leitura e Informação da Fundação Tancredo Neves, “a programação será uma oportunidade imperdível para aqueles que gostam do livro, da leitura e da cultura de um modo geral. Todas as linguagens estarão envolvidas: a música, o teatro, a dança, além da literatura”. O diretor ressalta que uma das ideias da Semana é “consolidar o aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna como uma semana de referência do livro, da leitura e da informação no Estado do Pará”. 


Serviço

A semana de comemoração dos 141 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna acontece de 19 a 25 de março, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, com o tema “Os livros sagrados – Registros da fé”. Mais informações: 3202 - 4332.








Postado por;













***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário