Follow by Email

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"SONHOS & PESADELOS; UMA LEVE PINCELADA NOS SIGNIFICADOS"


O significado dos sonhos & pesadelos!


Psicólogo lê significado dos sonhos
Especialista aponta relação com a realidade









O significado dos sonhos - 1 (© Divulgação)



Os sonhos têm relação com a realidade. As informações que absorvemos no dia a dia são tantas que nossos sentidos precisam eliminar algumas que ficam guardadas e, às vezes, são apresentadas de forma simbólica. O psicólogo João Oliveira, mestre em Cognição em Linguagem pela UENF e especialista em estudo dos sonhos, esclarece cinco pontos:
Quando sonhamos com pessoas que estão nos atacando pode significar início de um processo de depressão por provável aspecto de raiva não trabalhada, não vivenciada em relação a outras pessoas.
Sonhar com objetos não naturais ou que quebrem a estrutura natural como animais que falam ou árvores que andam pode ser tratar de uma ruptura na estrutura psicológica por ocorrência de um forte trauma.
Quando sonhamos com preparação para uma prova, sonhos de perseguição, ataque das forças da natureza, estar trabalhando sem alcançar o objetivo, significa ansiedade e preocupação com algum aspecto futuro.
Sonhar com morte reflete aspectos de mudança presente. Sonhar com a própria morte ou ver o próprio caixão significa que parte da estrutura psicológica está mudando. É como se estivesse matando uma parte que já não é mais importante para a psique.
Os pesadelos são sonhos durante os quais nos confrontamos com grandes medos, eles podem ter ligação com algum evento traumático recente que envolve forte emoção como assistir um filme de terror. Quando o pesadelo se torna repetitivo, tem mais a ver com um episódio traumático não solucionado, um exemplo deste perfil são ex-combatentes de guerra que têm pesadelos constantes com as cenas vividas nos campos de batalha.
REFLETIR SENTIMENTOS REPRIMIDOS - Esta é uma das funções do sonho. Saber “ler” um sonho é tomar ciência do que se passa na sua estrutura psicológica. Para interpretá-lo é preciso se basear na vivência de cada um.
RESOLVER CONFLITOS - Através dos sonhos identificarmos e resolvermos os conflitos dentro de nós.
NÃO LEMBRAR OS SONHOS – Há várias razões, mas tirando bebidas, drogas, remédios, sono interrompido etc, um dos motivos é que o sonho tem um propósito: compensar. Se ele não consegue fazer isto e, em consequência, pode criar uma fratura cognitiva, um recalque, ele é excluído do sistema para não causar inquietação no sujeito no outro dia.
SONHOS “VISIONÁRIOS” - Quando sonhamos com a rotina do dia que ainda vai acontecer significa que nosso inconsciente apresenta um teatrinho para nos preparar para algum evento futuro. São sonhos que ilustram o futuro. Seu conteúdo simbólico representa o desenvolvimento da solução do conflito.
SONHO BOM X PESADELO – Por que não lembramos os sonhos bons, mas não esquecemos os pesadelos? Às vezes os pesadelos nos acordam, com toda a emoção, sem a menor lembrança do conteúdo, já que seria difícil lidar com ele no modo desperto. Sonhar coisas boas não significa que está tudo bem, muito pelo contrário, quem sonha só coisas boas está compensando demais.


Apesar de ter algum significado importante, as explicações são muito vagas deixando certas dúvidas sobre diversos aspectos interessantes, como: melhor esclarecimento sobre o esquecimento de um sonho que não conseguimos nos lembrar, bem como o fato de sonharmos com boas coisas, o porque não significa que tudo esteja realmente bem. É óbvio que as explicações aqui feitas foram por um psicólogo que lê os sonhos, porém deixa claro que são relação com a realidade, mas, não significa dizer que ele esteja dentro dessa realidade. Tendo em vista que desde milhões de anos muito especialistas e até adivinhos tentaram esclarecer os sonhos, porém sem nenhum êxito, exceto casos contidos na Bíblia que os tais sonhos foram dado a revelação diretamente por Deus, contudo, naquela época já existiam os adivinhos que eram meramente embromadores da realidade!
Mas independentemente destas pequeninas falhas, por se tratar de um especialista que estuda os correlatos dos sonhos num todo, é bem melhor que aquelas falácias dentro de um aspecto religioso que grande maioria das vezes nada tem a ver com a realidade!











***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário