sábado, 19 de maio de 2012

"OFTALMOLOGISTAS CIRÚRGICOS DE PORTO ALEGRE-RS; EFETUARAM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM OLHO ERRADO EM UMA ADOLESCENTE"


RS: hospital opera olho errado de paciente em transplante de córnea.







Uma jovem de 18 anos, que esperou cerca de um ano por um transplante de córnea em seu olho esquerdo, teve operado o direito em cirurgia realizada no Hospital das Clínicas de Porto Alegre. A operação ocorreu na última quinta-feira.
O erro foi confirmado pelo hospital. A jovem, Jéssica Vinhola, é portadora de uma doença oftalmológica bilateral, que pode deixa-la cega. Segundo o hospital, acredita-se que o erro foi causado por uma movimentação no dispositivo de marcação do olho, que teria se deslocado do esquerdo para o direito.
Como a suposta movimentação não foi percebida antes da cirurgia, a operação foi realizada no olho errado. De acordo com a unidade de saúde, a equipe de oftalmologistas e anestesistas que participaram do procedimento entrou em contato com a família da jovem para comunicar o ocorrido.
Jéssica terá o transplante feito no olho correto "assim que possível", afirma o hospital. Isso fará com que ela continue na frente da lista de transplantes, o que pode atrasar operações em outras pessoas da fila. O Hospital das Clínicas fará uma apuração do caso.
Em entrevista a GloboNews, a mãe da jovem contou que o olho operado tinha 80% de visão graças a uma cirurgia a laser. O procedimento foi custeado com a venda de uma rifa.

Não há como entender que cirurgiões e médicos anestesistas não tenham percebido que realmente tenha havido esta suposta movimentação como eles comentaram ter ocorrido. O mais possível é que tenham efetuado o procedimento erroneamente já que a menina estava sedada, e não tenha tido a oportunidade em avisa-los. Com mais este erro grosseiro e brutesco mostra mais uma vez como os profissionais da área da saúde estão cada vez mais desqualificados e desinteressados em fazer valer suas experiências, preferindo assim mostrar que são desqualificados e inexperientes para um procedimento de tão elevado responsabilidade.








***FRANCIS DE MELLO***

Um comentário:

  1. Coitada essa adolescente! Agora ela tem que ir a algum bom lugar de oftalmologia em curitiba para voltar a ser a mesma de antes.

    ResponderExcluir