Ele lhe trata mal e não dá a devida atenção? Está na hora de virar o jogo!
Ele lhe trata mal e não dá a devida atenção? Está na hora de virar o jogo!

















Desprezo, irritação, indiferença e até humilhação. Se seu companheiro não anda lhe tratando da maneira que você gosta, chegou a hora de agir. Há duas opções: fazê-lo perceber que está perdendo um mulherão – em todos os sentidos! Ou partir pra outra.
Para ajudar você nesta empreitada, o Tempo de Mulher listou dez dicas que podem auxiliá-la. As estratégias, elaboradas pelas norte-americanas Sherrie Schneider e Ellen Fein, autoras de best-sellers sobre relacionamento, e pela psicóloga Sueli Castillo, podem ser úteis se você deseja dar uma segunda chance ao amor, "zerando" suas atitudes (e as dele).
1 - Estabeleça direitos e deveres
Deixe claro que você não vai fazer tudo sozinha. "Diga que não acredita em um relacionamento em que apenas uma das partes se doa e, que se isso acontecer, não prosseguirá com a relação", ensina Sueli Castillo. De acordo com a psicóloga, dividir tarefas é o primeiro passo para impor respeito.
2 - Seja mais ativa
O mundo está cheio de possibilidades e os homens gostam de mulheres que as exploram. "Se você é uma pessoa abandonada, largada, as chances de alguém se interessar por você diminuem, não tem jeito", diz a terapeuta. "Não dá para ficar o tempo todo em casa, dando feijão ao filho", completa.
3 - Mostre que é desejada
Ninguém está mandando você contratar um homem para fazer ciúme em seu marido ou namorado. "Você consegue isso se valorizando, arrumando-se no dia a dia. Ele vai perceber que outro homem olhou para você, por exemplo. Não precisa fazer nada mirabolante", pontua Sueli.
4 - Não esteja 24 horas disponível
Se o homem percebe que você está vivendo exclusivamente para ele, sente-se seguro para tratá-la como bem entender. "Procure agitar a sua vida, ocupando-se com trabalho, amigos e momentos de lazer. Não parecer carente ou disponível demais é uma boa dica", ensina Sherrie Schneider, autora de Mais Regras para Conquistar o Homem Perfeito.
5 - Não implore por amor ou atenção
"Entre as diversas formas de mendicância, a do amor implorado é uma das piores. As mulheres são especialistas nisso", fala Sueli. Segundo a terapeuta, sentimentos como amor devem ser espontâneos. Se não acontecem naturalmente, está na hora de repensar a relação.
6 - Cuide e valorize a si mesma
Um dos primeiros passos é se valorizar. Seja feminina e busque melhorar a aparência - não para ele, mas para si mesma. Isso a fará sentir melhor e ainda aguçará o olhar dele. "Homens admiram mulheres femininas, com cabelos cuidados, salto alto, saias curtas e que se respeitam", diz Sherrie.
7 - Avise sobre um possível término
Não tenha medo ou receio de terminar o romance. Se não está do jeito que gostaria, melhor deixar isso claro. "Não existem receitas de bolo, mas um susto pode ajudá-lo a refletir. Se ele quiser voltar, dê uma chance. E, caso não melhore, é hora de criar coragem e terminar de vez".
8 - Exponha opiniões sem medo
Os padrões de maus-tratos se repetem geralmente com mulheres submissas, que se colocam em posição de inferioridade e até mesmo de vítima. "Não se pode ter medo de falar. Muitas mulheres pensam: Ah, se eu disser isso, ele vai embora. Pois deixe que vá. Você precisa expor opiniões para ter uma relação saudável", pontua a psicóloga.
9 - Namore outro cara
"Se você é casada, tente falar sobre os problemas", fala Sherrie. "Mas se não é, melhor do que falar, é romper com ele e namorar outra pessoa. Os homens adoram um desafio", ensina.
10 - Coloque um ponto final
Esta é a atitude indicada para quem já tentou de tudo e não obteve sucesso. Segundo especialistas, não se pode viver apegada à esperança de que um dia a pessoa mudará. Você merece ser feliz e precisa se dar esta chance. "No caso de um homem agressivo e violento, por exemplo, a mulher tem de colocar um ponto final e dizer a si mesma: Não dá mais", finaliza Sueli.









***FRANCIS DE MELLO***