segunda-feira, 7 de maio de 2012

"O MAIOR McDONALD's DO MUNDO, ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO NO PARQUE OLÍMPICO DE STRAFFOR, EM LONDRES"


No "coração" da Olimpíada, maior McDonald's do mundo gera polêmica.













McDonald's no Parque Olímpico é do tamanho de meio campo de futebol. Foto: Cecilia Bergamaschi/Especial para Terra
McDonald's no Parque Olímpico é do tamanho de meio campo de futebol
Foto: Cecilia Bergamaschi/Especial para Terra


O maior McDonald's do mundo, que está sendo construído no Parque Olímpico em Stratford, no leste de Londres, gera polêmica. Para a gerente de restaurante Kate Borbas, não faz sentido haver tamanha representação da rede de fastfood justamente onde se celebra esportes. "Eu não comeria McDonald's, prefiro uma opção mais saudável. Mas cada um sabe o que faz", disse ela.

Embora achem que a comida servida não seja saudável, o casal Carol e Paul Vanderwalt reconhece que McDonald's pode ser uma opção conveniente em certas ocasiões. "Ontem nós saímos daqui do Parque Olímpico quando já era tarde para as crianças e acabamos jantando em um restaurante da rede por ser a opção mais rápida e fácil que achamos aqui perto", comentou o contador.
Os filhos Eloise, sete anos; e William, nove; aprovaram a ideia. "Mas só dá para ir de vez em quando", salientou a funcionária pública. O maior McDonald's do mundo poderá atender 1.500 pessoas ao mesmo tempo, dez vezes mais do que um restaurante médio da rede no Reino Unido. Atualmente, a maior franquia é a de Orlando, na Flórida.
A filial do Parque Olímpico, de dois andares, está sendo construída com material reciclável. Ela tem 2.787 m², mais ou menos metade de um campo de futebol, e contará com mais de 2 mil funcionários. Ao lado do canteiro de obras, uma placa oficial cita a saúde como parte do espírito olímpico.
Dentro do Parque haverá quatro McDonald's, um deles dentro da Vila Olímpica. A expectativa é que durante os Jogos este seja o restaurante mais movimentado dos 30.000 da rede, superando o de Moscou, atualmente em primeiro lugar. Estima-se que cerca de 50 mil Big Macs sejam vendidos durante a Olimpíada.
Além do patrocínio de McDonald's, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres concederam à Coca-Cola o direito exclusivo de vender bebidas não alcoólicas no Parque. Heineken foi anunciada como a cerveja oficial do evento.
As decisões estão sendo criticadas pelos médicos britânicos, que afirmam que mensagens equivocadas são passadas à população quando se associa tais empresas a eventos esportivos. Cerca de 25% dos britânicos são obesos e há estimativas de que a doença atinja metade da população em 2030.
A Academy of Royal Medical Colleges pronunciou-se contra o fato de companhias que contribuem para a obesidade patrocinarem a Olimpíada e a Paraolimpíada. O grupo exige que o governo britânico restrinja os comerciais de McDonald's, Coca-Cola e Heineken durante os eventos. No entanto, os organizadores já afirmaram publicamente que, sem o patrocínio de tais empresas, a Olimpíada não poderia ser realizada.
Esta não é a primeira vez que McDonald's é associado a Jogos Olímpicos. A primeira vez que a rede foi patrocinadora oficial de Olimpíada foi em 1976, nos Jogos de Montreal, no Canadá.
Londres 2012 no Terra
Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.






***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário