sábado, 4 de fevereiro de 2012

"O MINISTRO DA JUSTIÇA AMEAÇA PRENDER POLICIAIS EM GREVE QUE TENHAM COMETIDO CRIMES"


BA: ministro da Justiça pede vagas em presídios para PMs infratores.




O governador da BA afirmou que os grevistas usam 'métodos condenáveis, difundindo medo na população'. Foto: Lúcio Távora/Agência A Tarde
O governador da BA afirmou que os grevistas usam 'métodos condenáveis, difundindo medo na população'
Foto: Lúcio Távora/Agência A Tarde


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que foi a Salvador acompanhar a ação do Exército durante a greve dos PMs, afirmou neste sábado que já pediu a reserva de vagas em dois presídios de segurança máxima para transferir, se for preciso, policiais militares que tenham cometido algum tipo de crime durante a mobilização grevista. A categoria está paralisada há cinco dias, e a região metropolitana da capital baiana enfrenta uma onda de criminalidade.
"A nossa compreensão é que o nome dessa polícia e das ações de segurança, o nome desse Estado não pode ser atingido por um grupo de pessoas que imagina que as suas reinvindicações corporativas possam fazer valer qualquer tipo de ação, possam fazer valer a prática de crimes, abusos de todas as naturezas. Isso é inaceitável em um estado de direito", disse Cardozo. Segundo ele, o governo federal oferece um "incondicional apoio na defesa da ordem e do estado de direito da Bahia".
Ontem, em um pronunciamento em rede de televisão, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), classificou os grevistas da Polícia Militar de "grupo de policiais usando métodos condenáveis, difundindo medo na população, que chegou a causar desordens em alguns pontos do Estado".
Até este sábado, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) havia registrado 50 assassinatos, sendo 29 nas últimas 30 horas, além de inúmeros saques.
De acordo com o ministro da Justiça, a presidente Dilma autorizou a "operação de lei e de ordem" prevista na legislação em vigor. "Isso significa a possibilidade de mobilizarmos a Força Nacional, a Polícia Federal e as Forças Armadas sob comando do Ministério da Defesa, trazer para o Estado da Bahia talvez o maior contingente operacional que se fez em operações dessa natureza. São mais de 3 mil homens", afirmou.
Para reduzir os efeitos da falta de policiamento e aumentar a segurança no Estado, o governo federal enviou à Bahia 2,8 mil homens e mulheres do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de 450 policiais da Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça.

Caso isso aconteça mesmo. O ministro terá todo meus respeito, esses policiais estão deixando o estado baiano numa situação caótica, e em caso deles serem os baderneiros de plantão, que sejam presos de verdade, e que paguem seus erros em uma prisão de segurança maxima, que é para onde bandidos tem que estar!


Por;






***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário