domingo, 11 de março de 2012

"FINA ESTAMPA; ATRIZ JOANA DEVE VOLTAR AOS PALCOS DE TEATRO"


De prostituta a médium, atriz fala sobre Luana em 'Fina Estampa'.





Convite para o papel foi feito pelo autor Aguinaldo Silva. Foto: Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias/TV Press
Convite para o papel foi feito pelo autor Aguinaldo Silva
Foto: Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias/TV Press


A mudança do figurino de um personagem no decorrer da novela costuma inspirar a atuação de seu intérprete. Aconteceu com Joana Lerner, que vive Luana em Fina Estampa. Para dar vida à garota de programa, no início da trama, Joana exibia dreadlocks nos cabelos. "Eu usava uma meia peruca de dreads e também alguns entre meu cabelo, para disfarçar", conta a atriz, que tem cabelos curtos e lisos. Na trama, Luana se mudou para a pousada de Zambeze, de Totia Meireles, ao descobrir o dom da vidência. Além da prostituição, também abandonou os dreads e as roupas sóbrias. "O visual inicial era muito pesado. Eu colocava aquela roupa e o personagem já vinha. Agora ela está mais leve", compara.

Foi Aguinaldo Silva quem convidou Joana para o papel. Eles se conheceram durante uma pequena participação da atriz em Senhora do Destino, de 2004. Mas foi em Tempos Modernos, de Bosco Brasil, que Aguinaldo pode conhecer melhor o trabalho de Joana. Ela interpretou a atrapalhada Helô, secretária de Goretti, de Regiane Alves. "Foi maravilhoso porque era comédia e eu nem sabia que podia fazer humor", lembra. O convite para viver uma garota de programa não a intimidou. "Adorei, fiquei felicíssima!". Para interpretar Luana, a atriz leu Filha, Mãe, Avó e Puta, de Gabriela Leite, e assistiu à peça homônima, com a atriz Alexia Dechamps e inspirada no livro.
Quando soube do lado místico da personagem, Joana pesquisou sobre o médium californiano James Van Praagh, escritor do livro Conversando Com os Mortos. "Ele explica como é entender e aceitar ser assim", adianta. A atriz também foi a um centro espírita para conhecer um médium pessoalmente. "Fui para sentir como era o negócio. Foi uma experiência forte", revela a atriz.
A repercussão de Luana entre o público foi positiva. "Agora, com a mudança nos cabelos, as pessoas me reconhecem na rua". A atriz se diverte ao lembrar das abordagens. "Dizem: 'prevê o meu futuro! Vou ficar rica? Me diz os números da loteria!'". Mas as previsões só acontecem mesmo na trama. Joana ainda não sabe qual será o destino de Luana. "Acho que ela vai bater de frente com o Álvaro, mas depois vai ajudá-lo", calcula, referindo-se ao personagem de Wolf Maya. A atriz também acha que Luana não terá um final romântico. "Não vejo a Luana com alguém, ela é muito ranzinza".
Depois de Fina Estampa, Joana deve voltar aos palcos. A atriz faz parte da companhia de teatro Pequena Orquestra e estréia, em maio, a peça Dentro. A atriz também vai produzir seu primeiro espetáculo, A Raiva, que já conta com 11 atores no elenco. "Fui pretensiosa, começar com tantos atores em cena foi maluquice da minha parte", brinca ela, que escalou Rogério Fróes, Laila Zaid e João Velho, para citar alguns. O projeto de Luana tem estréia prevista para abril.





***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário