quarta-feira, 6 de junho de 2012

"TOYOTA LANÇA O CARRO POPULAR NO BRASIL A PARTIR DE R$ 27 MIL EM SETEMBRO"


Aceleramos o Etios no Japão.

Popular da Toyota deve chegar em setembro a partir de R$ 27 000.













Toyota Etios deve chegar ao país em setembro por cerca de R$ 27 000, na versão hatch com motor 1.3 Flex. Foto: Divulgação



O Toyota Etios, compacto que será produzido em Sorocaba, no interior de São Paulo, foi apresentado à imprensa brasileira nesta quarta-feira (6), em um autódromo próximo a Nagoia, no Japão. O modelo, um dos lançamentos mais aguardados do ano no país, deve desembarcar em setembro por aqui, nas configurações hatchback e sedã e em três opções de acabamento (básico, intermediário e topo de linha). A versão de entrada do dois volumes virá equipada com um motor de quatro cilindros 1.3 litro flex e tem preço estimado em R$ 27 000. Já a opção topo de linha trará sob o capô um 1.5 l, também de quatro cilindros flex, bloco este que equipará também o sedã, cujo preço deve alcançar R$ 52 000, na opção mais completa.

No entanto, os executivos da Toyota afirmaram que ainda é cedo para definir preços e alegaram que não há como saber qual será o comportamento do mercado após o fim do atual acordo sobre o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O vice-presidente executivo da Toyota, Yukitoshi Funo, declarou ainda que a empresa não está preocupada em atingir grande participação no mercado de compactos brasileiro com o Etios já que a planta de Sorocaba, atualmente em fase de conclusão, terá capacidade de produção de 70 000 unidades por ano - o que corresponde a cerca de 5 800 Etios fabricados por mês.

Segundo Yukitoshi Funo, o compacto tem como principais alvos novos consumidores da Toyota, ou seja, brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de ter um modelo da marca. Mas a montadora também está atrás de donos de automóveis mais sofisticados da marca e que procuram um carro mais simples para o uso no dia-a-dia e que seja menor e mais econômico.

A primeira vista, o Etios guarda semelhanças com o modelo que começou a ser vendido na Índia em 2010. Mas, ao olhar com mais atenção é possível notar algumas diferenças, como a nova grade dianteira, em forma de sorriso, as lanternas e calotas com desenho diferenciado. O sedã, por exemplo, virá com um pequeno spoiler sobre a tampa do porta-malas. Por dentro, hatch e sedã são praticamente idênticos. Mas a Toyota teve de fazer alguns ajustes para aproximar o modelo aos gostos dos brasileiros, entre eles, os revestimentos dos bancos e os apoios de cabeça dos bancos que são separados dos encostos e contam com ajustes - no Etios indiano, por exemplo, os encostos de cabeça e das costas formam uma peça única.

O espaço interno, aliás, promete ser um dos trunfos do Etios para cativar os brasileiros. Durante a apresentação, ambas as versões rodaram com três ocupantes adultos e, em média, com 1,70 metros de altura. Não houve queixas de cabeças encostando no teto ou de joelhos apertados. De acordo com o fabricante, o porta-malas do sedã acomoda 595 litros de bagagens e o hatch, 263 litros. O acabamento, por sua vez, não passou uma boa impressão e o material plástico usado no painel deu a impressão de ser de qualidade inferior.

O quadro de instrumentos fica no centro do painel e traz o velocímetro e conta-giros em forma de semi-circulo. Logo abaixo estão o hodômetro e o medidor de combustível que, por sua vez, ficam em um pequeno mostrador digital. Outros pontos fortes do Etios são o isolamento acústico e o comportamento estável da suspensão em pisos irregulares. De acordo com os engenheiros da Toyota, o conjunto recebeu reforços para adequar-se ao asfalto de má qualidade daqui. A estabilidade em curvas e as retomadas de velocidade também ganharam destaque favorável. Antecipando-se à legislação, o Etios trará de série ABS e airbags frontais.

Apesar de não ter revelado dados técnicos sobre o carro, como potência e torque dos motores, a Toyota divulgou alguns números comparativos de consumo e desempenho. Para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h, o Etios 1.3  precisa de 11s9, com etanol. O Fiat Palio 1.4, por exemplo, leva 13s9. E quando o assunto é consumo, o Toyota alcança média urbana de 8,9 km/l, ante 8,2 km/l, do Nissan March. Nada mau.












***FRANCIS DE MELLO***

Nenhum comentário:

Postar um comentário