sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"O TRANSITO DO BRASIL ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS"

É sempre muito ruim falar desse assunto tão sério nos dias atuais.

Mas, infelismente precisamos tomar a iniciativa, e falar sobre esse verdadeiro caus que está o trnsito do Brasil, e em especial nas grandes metrópolis.
Hoje, especificamente hoje dia 30 de setembro de 2011, precisamos sair com o carro para tratar de assuntos diversos e deparamos com um caminhão de uma empresa de transportes que descarregava certo tipo de  entrega em determinado local da grande Goiânia. Ocorre que o referido estava estacionado de meneira totalmente irregular, de modo que estava obstruindo a rua por completo, nos fazendo a ter de manobrar o carro para volta, o que acabamos por arranhar, digo, danificar o veículo, o referido motorista do caminão ao perceber que havia sido o responsável pelo fato, tratou de manobrar o caminhão alinhando-o para deixar a rua livre, mas, ao perceber que ficamos muito chateados, fez diversos comentários maldosos com seus ajudantes e os que recebiam a entrega. Chegando a proferir algo do tipo. Quero mais é que se "F.......", ao perceber que haviamos entrado em contato com a transportadora e depois com a "AMT" (Agencia Municipal de Transito), tratou de se evadir do local em marcha ré o mais rapido possível.
Bom, esse caso foi um simples fato que nos acabou por estragar o dia, os compromissos entre outros constrangimentos e até prejuizos finaceiro, Contudo não houve maoires consequências, até mesmo porque, por mais nervoso que eu fico num caso assim, sempre aprendí a me manter calmo e tranquilo, ainda que meu eu queira algo diferente, prefiro engolir sapos, bom bril e até palha de aço, para evitar uma briga desnecessária.
Porém, é mais que comum, vermos a todo instante no transito motoristas mau humorados acionando buzinas, proferindo palavrões e até discutindo por coisas corriqueiras até por demais, Muitas vezes somos obrigados a pisar nos freios com mais forças para não colidir ou atropelar alguém também desapercebido, e aí começa-se aquela loucura do chamado poluição sonora com diversos bozinadores de plantão, até se um semáforo abre e a pessoa que está no inicio da fila fica um segundo sem arrancar o veículo se ouve as buzinações.
É óbvio que todos nós andamos por demais estressados com os compromissos do dia a dia, porém, isso não é motivo para andarmos em um transito repleto de veiculos querendo sermos os donos de todas as razões existentes, passando em sinais vermelhos, dando fechadas em outros veículos, chingando quem nos fecha, ou querendo esbaforir desaforos de nosso estress em os demais.
Tenho viajado muito, e confesso que nunca em minha vida deparei-me com uma população de motorisrista tão deseducados como nos ultimos três anos, sempre vemos nos canais de noticias grandes tragédias por conta desse problema, por mais  que os órgãos responssáveis pelo transito lançam campanhas educacionais sobre o assunto, mais parece estar ficando mais dificil.
Como seria bom que cada um de nós fizessemos nossa parte, respeitasndo os sinais, os menos entendidos de transito, não darmos atenção aos nervosos de plantão, não fazermos casos dos apressados, dar mais ateção aos agentes de transito, prestarmos mais atenção aos pedestres, sermos mais cautelosos, andarmos mais lentos, (respeitando os limites de velocidade), revisarmos nossos veículos periodicamente, para não corrermos o risco dele quebrar em lugares indesaveis, vindo obstruir o transito, tentar argumentar em um ato desagradavél, deixar de lado as chingatinas diversos, entre tantos outros.
Tenho eu convicção de que ao fazermos nossa parte, com toda certeza estaremos contribuindo, ou dando nossa parcela de contribuição para amenizar esse caos terrível.
Em nada ajudará retrucarmos à algum nervosinho de plantão, muito menos resolveremos um problema de acidente, com chingatinas, esbaforindo culpas ao outro condutor, mesmo que este esteja cem por cento errado.
Oras, o caso já aconteceu, o que se tem de ser feito é manter a verdadeira calma e tentar entrar em acordo na maior tranquilidade possível, do contrário, só piorará mais a situação.
Nunca se deve dirigir depois de se ter tomado alcool, por minimo que se tenha tomado, pois, alcool e direção são os maiores inimigos do condutor. Uma pessoa estando com mais de um copo de cerveja no organismo, é o suficiente para quierer ser mais esperto que uma nação toda, enquanto que quem esta cem por cento sóbrio, tem seus nerênios funcionando em perfeito condição, sem contar que a calma se é mais visivel.
Uma grande Empresa de Seguros, acaba de lançar a campanha "Transito + gentil, e é com grata satisfação que vejo essa campanha como mais um  objetivo de acalmar mais os condutores estressados do dia a dia.
Bom seria que todos os órgãos envolvidos com o transito fizessem um reciclamento, ou uma campanha mais acirrado sobre o assunto, para educar mais os motoristas no geral. É claro que grande parte das autoridades estão imbuidos nesse assunto para fazer a parte que lhes cabe. Porém seria preciso muito mais.
Do tipo, criar-se um instrumento legistivo legal para punir os causadores dessas  desordens no transito, multa para buzinada desnecessário, freiadas bruscas sem motivo, chingatinas uns aos outros, causadores de assidententes perderem suas habilitações imediatamente, rebocar veículos estacionados em lugares indevidos, além de multas e faze-lo passar por nova reciclagem. (claro que já existe algo no sentido, mas, não funciona, e precisa de mais rigor e mudanças drásticas para afetar o bolso desses) sabemos  que não se há instrumento humano, afetivo para tal fiscaliozação, mas, sabemos também que nossos políticos não estão nem aí para isso, até vemos de vez em quando alguns destes sendo flagrado em desacordo com a legislação caótico que temos.

Bom, queria falar mais, mas, me é preferivel calar-me!


Sexta feira 30, de setembro de 2011.


Escrito Por
***FRANCIS DE MELLO*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário